Olá Lais, não tem tanto haver com o código de imposto e sim com a utilização.
No exemplo de documento acima, vou mostrar a contabilização do mesmo documento, exceto mudando a utilização.
Alguns detalhes são:
1. O item escolhido é um item de estoque.
2. Está sendo usado o mesmo código de imposto em dois momentos diferentes.
3. Informado o depósito de "Envio direto", desta forma não haverá movimentação de estoque e será considerada como uma compra de uma despesa.
A utilização COMPRA ATIVO FIXO, está marcada a opção "SIM" para adicionar o imposto ao custo, isto significa que ao contabilizar o custo é para incluir no custo o valor do imposto, ou seja, não serão descontados os impostos do custo. Da mesma forma isto também significa contabilizar a despesa sem descontar o imposto.
A utilização COMPRA COMERCIAL, está marcada a opção "NÃO" para adicionar o imposto ao custo, isto significa que ao contabilizar o custo é para descontar do custo os impostos. Da mesma forma isto também significa contabilizar a despesa descontando dela os impostos.
Lançamento de NF de Entrada "Adicionando o imposto no custo ou na contabilização da despesa"
Na NF abaixo estamos, fazendo o lançamento com a utilização "Compra ativo fixo", nesta situação 100% do valor do item está sendo levado para a contabilização da despesa na conta "4.01.01.01.99", é importante entender que como existem impostos no código de imposto, serão contabilizados 2 partes para um mesmo imposto, será feito um débito e um crédito para cada tipo de imposto, podemos ver que o débito do PIS foi feito no ativo em recuperação de impostos e o crédito está sendo feito em uma conta do nível 5 que seria custo, ou seja, um crédito em uma conta de custo representa uma redução do custo.
Lançamento de NF de Entrada "NÃO adicionando o imposto no custo ou na contabilização da despesa"
Na NF abaixo estamos fazendo o lançamento com a utilização "Compra comercial", nesta situação do valor do item está sendo descontado os impostos.
É importante entender que como existem impostos no código de imposto, e neste caso está sendo descontado da despesa/custo os impostos, haverá apenas 1 parte para a contabilização de um imposto, será feito apenas um débito, este débito será na conta de recuperação de impostos (no ativo).
A despesa por fim foi contabilizada descontando os impostos.
Apenas para exemplificar, segue a apresentação do código de imposto usado.
Espero ter colaborado.
Abraço,
Rodrigo da Costa Feula