Boa noite,
1) aponto no cadastro do item, já que você pode pagar outros tipos de tributos para a secretaria da fazenda de SP (Se você for de SP), como por exemplo, Dare, Taxas Jucesp, IPVA, DPVAT, etc,, todos esses pagamentos utilizamos o mesmo fornecedor, mas cai em contas diferentes.
![]()
2) poderia controlar pelo saldo da conta contábil do SAP, aqui o saldo bate com a apuração, tem que tomar cuidado só com o IPI e outros impostos federais se tiver matriz e filial, aqui pagamos os impostos federais pela matriz, isso quer dizer que não tenho o lançamento pra zerar a conta na filial, tenho que fazer isso com um LCM.
3) O SAP é bem ligado a contabilidade, por exemplo, não tenho um local onde mostre o saldo bancário fora da contabilidade, ou seja, o saldo contábil é o saldo do banco.
Problemas que tive:
- o Chefe quer ver quanto tem de $ no banco consultando o sistema,, se você misturar o caixa com o saldo bancário, não conseguirá responder isso pra ele.
- tenho realmente um caixinha aqui na empresa com um certo valor,,esse valor bate com o saldo da conta contábil caixa.
- outro problema sério é cheque pré-datado,, na contabilidade não existe cheque pré, emitiu ou recebeu cai na conta contábil banco,, pra resolver esse caso, depois de muitas brigas e discussões com a consultoria, conseguimos chegar em um acordo, criamos uma conta contábil cheque pré-datado, então toda baixa com cheque, cai nessa conta. quando o cheque é compensado, fazemos um LCM da conta cheque para o banco, pra "tirar" o dinheiro do banco (isso qualquer outro sistema tem esse controle, já o SAP não tem facil esse controle).
Se você misturar tudo isso, nem o fluxo de caixa funciona corretamente,, e é um relatório bem utilizado aqui pelo financeiro e pela diretoria.
Abraço,
Fabio.
SAP 9.0 PL15 (SAP 9.1 PL11 test), SKILL 1.21.13.20 PL48-HF03